8 de setembro de 2008

Longevidade e saúde: O Goji


O mais nutritivo e mais poderoso alimento antioxidante conhecido pelo homem. Um superalimento milagroso que nos chega do tecto do mundo.

António Marcos Ph.D.*


É uma verdadeira loucura a procura que se verifica desde há um par de anos nos EUA e no Canadá de um pequeno fruto oriundo dos himalaias e para a qual contribuiu certamente o facto de famosos como Oprah Winfrey, Madona, Steven Seagal e outros as consumirem regularmente, como parte dos seus programas anti-aging, e as recomendarem. Essa febre chegou entretanto à Europa, onde a procura dessas pequenas bagas é já frenética, quer pelas importantes promessas que consigo traz quer devido à sua própria escassez. Mas afinal qual é o segredo com mais de 3000 anos encerram esses atractivos frutos de um vermelho coração?

O que é o Goji?
O Goji dá pelo nome científico de Lycium barbarum L., pertence à família das solanáceas e é oriundo dos himalaias, pelo menos as bagas autênticas , onde é colhida de Julho a Setembro. Tem a aparência de um pequeno tomate-morango, de cor vermelha viva que, segundo a tradição tibetana, é extremamente sensível e delicado pelo que não deve ser tocada pela mão humana, pois quando isso acontece ela transforma a sua cor vermelho-vivo numa outra mais escura, quase negra e perde qualidades. Daí que a sua colheita se faça sacudindo os ramos do Goji e recolhendo o fruto em malhas de bambú, sendo de seguidas as bagas transportadas, lavadas e postas a secar à sombra e posteriormente envasadas, isso sim, sem nunca serem tocadas pela mão humana. O seu sabor único é uma mistura entre noz-suave, tomate-morango frutado, amoras e a cerejas, libertando um particular aroma à fresca fragância de nozes tostadas.
Porque é que as bagas de goji têm despertado um interesse tão avassalador nos consumidores ocidentais e na comunidade científica?
Além da sua milenar reputação na Ásia, e em concreto no Tibete, na China e na Índia, de extraordinária planta medicinal o Goji despertou, também, o interesse da ciência ocidental pela sua riqueza nutritiva e antioxidante que deixa a milhas de distância os outros alimentos conhecidos . Na verdade, segundo esses estudos apontam, as Bagas de Goji, são talvez a fruta de maior riqueza nutritiva conhecida. Há que no entanto referir que essa riqueza se encontra no fruto, que foi aquele que foi estudado, e não nalguns dos sumos comercializados. Essa riqueza nutritiva traduz-se em:

Proteínas
Contém 18 tipos de aminoácidos (13gr por cada 100gr de fruto seco, isto é, seis vezes superior ao pólen da abelha e com mais proteína que a generalidade dos cereais integrais), incluindo todos os 8 aminoácidos essenciais, tais como a isoleucina e triptofano.

Minerais
As bagas de Goji contêm também mais de 21 oligoelementos, incluindo o zinco, o ferro, o cobre, o cálcio, o germânio (mineral anti-cancerígeno), o selénio e o fósforo.

Antioxidantes e Vitaminas
As bagas de Goji estão entre as mais elevadas fontes de carotenoides de todos os alimentos ou plantas comuns conhecidos na Terra. Contêm o espectro completo de carotenoides anti-oxidantes, incluindo o betacaroteno (melhor fonte do que a cenoura), zeaxantina e a luteína (os grandes protectores da vista). As bagas de Goji contêm 500 vezes a quantidade de vitamina C das laranjas, fazendo com que seja uma das fontes de vitamina C mais rica da Terra. São ricas, ainda, em vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. Os gojis maduros contêm betasisterol (um agente anti-inflamatório, baixa o colesterol, trata a impotência sexual e também ajuda no tratamento da hipertensão), sesquiterpenoides como a ciperona (regula a pressão arterial, alivia o desconforto menstrual, usada no tratamento do cancro do colo do útero) e solavetivona (que contêm propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas), tetraterpenoides e betaína (úteis para melhorar o funcionamento do fígado, promovendo a digestão e reputadas substâncias para promover a memória e proteger o ADN) e fisalina (substância activa contra todos os tipos de leucemia). As bagas de Goji contêm, também, uma excelente riqueza em fibra através da presença de polissacarídeos de elevada densidade que fortalecem e apoiam um sistema imunitário saudável. Os polissacarídeos são longas cadeias de moléculas de açúcar que alimentam os macrófagos (grandes glóbulos brancos) na parede dos intestinos. Um polissacarídeo encontrado nas bagas de goji, demonstrou-se ser um poderoso estimulante da secreção da rejuvenescedora hormona do crescimento.
As bagas de Goji (Goji Berries em Inglês) foram avaliadas como o alimento com a capacidade anti-oxidante mais elevada na escala da ORAC (Oxygen Radical Absorvance Capacity), espantosamente, com 3.472 unidades ORAC .
O quadro abaixo mostra medidas comparativas de alimentos comuns com as “super bagas” de Goji na escala da ORAC.

Omegas 3 e 6
As bagas de goji são também muito ricas em ácidos gordos essenciais, Estes vulgarmente denominados omegas saudáveis são requeridos pelo corpo para a produção de hormonas e promovem o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.
Quais são os benefícios das bagas de goji?
Os seus mentores , e são cada dia mais, encontram-lhe propriedades raras e únicas entre os alimentos conhecidos, a este verdadeiro “alimento milagre” tibetano, das quais:
Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade (conhecido como a fruta da longevidade entre os Tibetanos e em particular os Hunzas que são tidos por serem o povo mais são e feliz da terra )
• Promoção da energia e bem-estar em geral
• Fortificando e mantendo um sistema imunitário saudável
• Defendendo e lutando contra vários tipos de cancros
• Combatendo a inflamação e a artrite
• Baixando o colesterol
• Equlibrando os níveis de pressão do sangue
• Reduzindo os níveis de glicose no sangue
• Melhorando as cataratas, a visão turva e a audição
• Fortalecendo e suportando a função saudável do fígado e dos rins
• Fortalecendo os ossos e os tendões
• Mantendo um sistema nervoso saudável
• Protegendo a pele dos danos causados pelo sol
• Combatendo a formação de celulite (daí alguns (Dr. Howard Murad, um conceituado dermatologista) lhe chamarem “o assassino da celulite”)
• Ajudando na perda de peso
• Promovendo a felicidade (diz-se que “um punhado pela manhã fa-la-á feliz para o resto do dia”)
• Aumenta a líbido e o desempenho sexual (conhecido no oriente como o viagra natural)
• Promove a fertilidade


O que nos diz, para já, a ciência sobre as Bagas de Goji?

De realçar a utilidade dos polisacarídeos presentes no Goji que se tem mostrado prometedores para o tratamento de vários tipos de cancro (renal, melanoma, colonrectal, pulmão, nasogfaringe, hidrotorax) em conjugação com LAK/IL-2, bem como a sua utilidade, também, no retardar do envelhecimento e no glaucoma . No entanto, convém sublinhar que alguns destes estudos sobre os beneficios destas super poderosas bagas foram, para já, apenas levados a cabo “in vitro” ou em ratos e não em humanos.

* Docente Universitário (www.drmarcos.net) , Presidente do Instituto Português de Naturologia (www.ipnaturologia.com) e da Sociedade Portuguesa de Nutrição Ortomolecular e Director da Dr. Marcos Blood Diet Clínic (www.fozvital.com)

Sem comentários: